quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

a arte de viver

Geralmente pouquíssimas coisas nos são ensinadas – não nos ensinam nem mesmo a dormir. As pessoas acham que devem apenas se deitar em suas camas e em seguida cair no sono. Mas isso não é verdade! A pessoa deve aprender a dormir assim como deve aprender a comer, a fazer qualquer coisa, enfim. Se não aprender direito, então fará do modo errado. Ou levará anos e anos para aprender sozinha como fazê-lo e durante esse tempo, todo tipo de coisas desagradáveis acontecem. Só depois de sofrer muito, de cometer muitos erros e de fazer muitas coisas estúpidas é que, gradualmente, com a idade já avançada e com os cabelos brancos, ela começa a saber como fazer algo. Porém, se, desde bem pequeno, seus pais ou aqueles que cuidavam de você, tivessem se dado ao trabalho de ensinar-lhe como fazer o que você deve fazer, como fazê-lo corretamente da forma como deveria ser realizado, da maneira correta, então isto o teria ajudado a evitar todos, todos os erros que cometeu ao longo dos anos.

E não se trata apenas de comete erros, mas ninguém sequer lhe diz que são erros! E assim você fica surpreso quando adoece, quando fica cansado, quando não sabe fazer aquilo que quer fazer, nunca lhe foi ensinado.
A algumas crianças não se ensina nada e assim elas precisam de anos e anos e anos para aprender as coisas mais simples, mesmo aquilo que é mais elementar: manterem-se limpa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário