quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

necessidade verdadeira e desejo

É muito difícil encontrar a linha demarcatória entre uma necessidade verdadeira e um desejo...

E ali nos vemos realmente diante de um problema que exige de nós uma extraordinária sinceridade, pois é através do desejo que o vital começa a se relacionar com a vida – e, no entanto, existem necessidades.

Mas, como saber se as coisas são realmente necessárias e não apenas desejadas?...Para isto você deve se observar muito, muito atentamente, e se houver alguma coisa em você que produz algo semelhante a uma pequena e intensa vibração, então pode estar certo de que há ali um desejo. Por exemplo, você diz: “Esta comida me é necessária” – você acredita, você imagina, você pensa que necessita de tal ou tal coisa e encontra os meios necessários de obtê-la. Para saber se isto é uma necessidade ou um desejo, você deve examinar-se muito atentamente e perguntar-se: “O que acontecerá se eu não puder conseguir a coisa?” Então, se a resposta imediata for: “Oh, será muito ruim”. Você pode estar certo de que se trata de um desejo.

É o mesmo para tudo. Para cada problema você se recolhe, olha para si mesmo e se pergunta: “Vejamos, vou obter isto?” Se nesse momento algo em você se ergue com alegria, pode estar certo de que há um desejo. Por outro lado, se algo diz: “Oh, eu não vou conseguir isto”, e você se sente muito deprimido, então novamente é um desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário