terça-feira, 14 de junho de 2011

o materialismo dos tempos modernos

Naquela época, no tempo de Buda, viver uma vida espiritual era uma alegria, uma beatitude, a condição mais feliz, aquela que o libertava de todos os problemas do mundo, de todos os sofrimentos e cuidados, tornando-o feliz, satisfeito, contente.

Foi o materialismo dos tempos modernos que transformou o esforço espiritual numa luta difícil e num sacrifício, numa dolorosa renúncia de todas as assim chamadas alegrias da vida.

Essa insistência na realidade exclusiva do mundo físico, dos prazeres e alegrias físicos, das possessões materiais, é o resultado de toda esta tendência materialista da civilização humana. Era algo inconcebível nos tempos antigos. Pelo contrário, o afastamento, a concentração, a libertação de todas as preocupações materiais, a consagração à alegria espiritual, isto era de fato a felicidade.

Não estar preocupado dia e noite, noite e dia, com todas as pequenas satisfações físicas, todos os prazeres, sensações e preocupações do corpo, é demonstrar possuir um espírito extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário