segunda-feira, 15 de agosto de 2011

inspiração de sri aurobindo

Sri Aurobindo foi um dos maiores sábios da Índia. Nasceu em 15 de agosto de 1872. Em 1926, fundou o ashram que leva seu nome, na cidade de Pondicherry, onde viveu até deixar seu corpo, em 1950. Foi lá que desenvolveu e aprimorou os princípios do Yoga Integral, o sistema filosófico e espiritual que viria a se tornar seu principal legado. Seus livros estão incluídos entre as grandes obras de reflexão jamais escritas e seus ensinamentos até hoje atraem discípulos em todo mundo. A filosofia de Sri Aurobindo está baseada na crença de que a humanidade é uma escala da evolução da consciência, mas que podemos nos aprimorar espiritualmente, de modo a superar nossas limitações e alcançar um estado em que é possível viver uma "vida divina na Terra" .

O ashram de Sri Aurobindo foi construído por sua companheira espiritual, que ele chamava simplesmente de A Mãe. Quando, em novembro de 1926, no dia conhecido como Sidhi Day, ele se retirou do mundo para dedicar-se integralmente ao Yoga, foi ela que tomou para si a tarefa de organizar o ashram e de dar continuidade ao seu trabalho espiritual. Foi ela também que criou o projeto pedagógico pioneiro que até hoje inspira a comunidade de discípulos de Sri Aurobindo. 

Hoje, em homenagem ao seu nascimento, fizemos uma pausa no nosso diário para mostrar um pouco de sua vida. Deixamos para reflexão essa inspiração, escrita por ele:

"Pode-se duvidar de qualquer outra coisa, menos de que aquele que deseja apenas o Divino conseguirá alcança-Lo. Essa é uma certeza tão absoluta quanto a de que dois e dois são quatro. Essa é a fé que todo o saddhak* deve ter no fundo de seu coração e que vai ampará-lo nas quedas, nas dificuldades e nos momentos de sofrimento."




*Saddhak  - discípulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário