sábado, 22 de janeiro de 2011

a resolução de praticar yoga

Uma pessoa pode ter muito boa vontade, vocês entendem, uma vida orientada para a realização divina, uma consagração mais ou menos superficial a um trabalho divino e não praticar Yoga.

Praticar o yoga de Sri Aurobindo é querer transformar-se integralmente, é ter um único propósito na vida, de maneira que nada mais exista. É preciso sentir claramente em si mesmo se você quer isto ou não. Se não quiser, ainda assim é possível ter uma vida de boa-vontade, uma vida de serviço, de compreensão,  trabalhar mais facilmente pela Obra a ser realizada – tudo isto – pode fazer muitas coisas. Mas há uma grande diferença entre isto e praticar Yoga.

Para praticar Yoga vocês devem querer conscientemente, devem saber o que é, para começar. Vocês precisam saber do que se trata, devem tomar uma resolução em relação a isto e,  uma vez que tenham tomado a resolução, não devem mais hesitar e assumir com pleno conhecimento da coisa. Vocês devem saber o que estão decidindo quando dizem: “Quero praticar Yoga”; e é por esse motivo que eu creio nunca ter pressionado vocês deste ponto de vista..

Mas a partir do momento em que vocês façam uma escolha – quando a tenham feito com toda sinceridade e tenham sentido dentro de si mesmos como uma decisão radical – a coisa é diferente. Ali está a luz e o caminho a ser seguido, bem diante de vocês e vocês não devem se desviar dele. Ele não engana ninguém, vocês sabem; o Yoga não é uma brincadeira. Vocês devem saber o que estão fazendo quando escolherem. Mas, quando escolherem, devem se manter firmes nele. Vocês não têm mais o direito de vacilar. Devem seguir diretamente em frente. Assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário