domingo, 23 de janeiro de 2011

um chamado para o caminho

Que pretende você do Yoga? Adquirir poder? Conseguir paz e calma? Servir à humanidade?

Nenhum destes motivos é suficiente para mostrar que você está destinado para o Caminho.

A pergunta que você deveria responder é esta: você quer o Yoga por amor ao Divino? É o Divino o acontecimento máximo de sua vida, a ponto de ser simplesmente impossível passar sem Ele? Você sente que sua verdadeira raison d’être é o Divino e que sem Ele não há sentido algum em sua existência? Neste caso, e só então, pode-se dizer que você tem um chamado para o Caminho.

Esta é a primeira coisa necessária – aspiração pelo Divino.

A coisa seguinte que você deve fazer é zelar por essa aspiração, conservá-la sempre atenta, desperta e viva. E o que se exige para isto é concentração – concentração no Divino, tendo em vista uma consagração integral e absoluta à Sua Vontade e Propósito.

Concentre-se no coração. Entre nele, penetre-o, aprofunde-se tanto quanto possível. Reúna todos os fios de sua consciência, que estão espalhados fora, à sua volta, enrole-os, mergulhe no seu coração e afunde.

Existem outros centros de concentração, um no alto da cabeça e outro entre as sobrancelhas. Cada um tem sua própria eficácia e lhe trará um resultado particular. Mas o ser central reside no coração e do coração procedem todos os movimentos centrais – todo dinamismo, todo anseio por transformação e todo poder de realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário