segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

disciplina, entrega e humildade

Os Dois Caminhos do Yoga

Existem dois caminhos de Yoga, o de tapasya (disciplina) e o de entrega. O caminho de tapasya é árduo. Nele você confia somente em si mesmo, avança por sua própria força. Você se eleva e realiza na exata medida de sua força. Há sempre o perigo de uma queda. E se cair, você se despedaça no abismo e dificilmente há remédio.

O outro caminho, o caminho da entrega, é seguro e infalível. É aqui, entretanto, que os ocidentais encontram dificuldades. Eles foram ensinados a temer e evitar tudo que ameace sua independência pessoal. Absorveram com o leite de suas mães o senso de individualidade. E entrega significa abandonar tudo isso. Se você adotar este caminho da entrega com toda a sinceridade, não há mais perigo ou dificuldade séria.

O essencial é ser sincero. Se você não for sincero, não comece o Yoga. Se estivesse lidando com assuntos humanos, então você poderia trapacear; mas em suas relações com o Divino não há possibilidade de esconder nada em lugar algum. Você pode avançar com segurança no Caminho se for cândido e aberto até o âmago de seu ser, se sua única finalidade for alcançar e realizar o Divino e ser guiado pelo Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário