terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

auto-domínio e ascetismo

“Mãe, para o autodomínio, os métodos ascéticos não são às vezes úteis?”


Não! Você não cura nada. Você apenas nutre a ilusão de que progrediu, mas não cura nada. A prova é que se você interrompe seus métodos ascéticos, a coisa se torna até mesmo mais forte do que antes; ela retorna com uma vingança.

O que são métodos ascéticos? Se for não consentir em satisfazer todos os desejos, isto na verdade não é ascetismo, é bom senso. É algo mais. Métodos ascéticos são coisas como jejum prolongado, forçar-se a suportar o frio...de fato, torturar um pouco o próprio corpo.

Isto na verdade dá apenas orgulho espiritual, nada mais, não existe nenhum domínio. É infinitamente mais fácil. As pessoas praticam esses métodos porque é muito fácil, muito simples. Exatamente porque o orgulho se vê plenamente satisfeito e a vaidade infla, então se torna muito fácil. A pessoa faz uma grande demonstração de suas virtudes ascéticas e, por isso, considera-se uma personagem extremamente importante. Isto a ajuda a suportar muitas coisas.

É muito mais difícil dominar os próprios impulsos discretamente, calmamente, e impedi-los de se manifestarem,  sem tomar medidas ascéticas.

Um comentário: