quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

autocensura

“Censurar-se é um bom método para progredir?”

Censurar-se? Não, necessariamente. Pode ser útil, de fato, até é útil, de tempos em tempos, a fim de escapar da ilusão de nossa própria perfeição. Mas não se deve gastar muita energia na autocrítica. É muito melhor usar essa mesma energia para fazer progressos, progressos concretos, algo mais proveitoso.

Por exemplo, se você tem pensamentos que são desagradáveis, feios, vulgares ou perturbadores, e diz: “Ah, ah, como sou intolerável, eu ainda tenho tais pensamentos, que estorvo é tudo isto!”, seria muito melhor utilizar essa mesma energia para fazer simplesmente (faz o gesto de 'espantar', "mandar embora' com uma das mãos) e expulsá-los.

E este é apenas o primeiro passo. O segundo é cultivar outro tipo de pensamentos, interessar-se por outra coisa: seja através da leitura ou da reflexão, mas de qualquer modo preencher a mente com algo mais interessante, usar a energia mais para construir do que para destruir.

Naturalmente, é necessário de tempos em tempos reconhecer nossos erros; é totalmente indispensável. Mas dar muita ênfase a eles não é necessário. O que é preciso é utilizar toda a energia para construir as qualidades que você quer possuir e fazer o que quer fazer .Isto é muito mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário