terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

purificação interior

Tenho conhecido pessoas (muitas, não poucas, e quero dizer, entre as que praticam yoga), tenho conhecido muitas que, toda vez que tiveram uma aspiração autêntica, no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, sofreram um completo retrocesso de consciência e se viram jogadas no extremo oposto de sua aspiração. Tais coisas acontecem quase que constantemente.

Bem, essas pessoas desenvolveram apenas o lado positivo. Elas realizam uma espécie de disciplina de aspiração, pedem ajuda, tentam entrar em contato com as forças superiores e conseguem fazê-lo, têm até experiências neste sentido; mas negligenciam completamente a necessidade de limpar sua casa interior, que continua tão suja como sempre, e assim, naturalmente, quando a experiência termina, a sujeira se torna ainda mais repulsiva do antes.

A pessoa nunca deve negligenciar a purificação de sua morada, isso é muito importante; a limpeza interior é no mínimo tão importante quanto a limpeza externa.

Vivekananda escreveu (não conheço o original, li apenas a tradução francesa): “Toda manhã a pessoa deve purificar sua alma e seu corpo, mas se você não tiver tempo para ambos, é melhor purificar antes a alma do que o corpo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário