sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

o lado positivo e o lado negativo

Neste nosso trabalho há um lado positivo e um lado negativo.

O lado positivo é aumentar a nossa aspiração, desenvolver nossa consciência, unificar nosso ser, interiorizar-se, a fim de entrar cada vez mais em contato com nosso ser psíquico; tomar todas as partes, todos os movimentos, todas as atividades de nosso ser e colocar tudo isto diante dessa consciência psíquica, de modo que essas coisas encontrem o seu verdadeiro lugar em relação a este centro; finalmente, organizar toda a nossa aspiração e o nosso progresso e voltá-los para o Divino. Este é o lado positivo.

Ao mesmo tempo, o lado negativo consiste em recusar metodicamente e com discernimento todas as influências que vêm de fora ou do subconsciente ou do inconsciente ou do ambiente ao redor, e continuar no caminho do progresso espiritual.  É preciso discernir essas influências, sugestões, impulsos e recusá-los sistematicamente, sem jamais se deixar desencorajar e nunca se submeter elas.

Deve-se, ao mesmo tempo, observar claramente no próprio ser todos os diferentes elementos, obscuros, egoísticos, inconscientes, ou mesmo malevolentes, que conscientemente ou de outro modo, respondem a essas más influências e permitem que elas não apenas penetrem na consciência, mas às vezes se estabeleçam nela. Este é o lado negativo.

Ambos devem ser praticados ao mesmo tempo. De acordo com o momento, a ocasião, a aptidão interior, você deve insistir ora neste, ora naquele, mas nunca esquecer qualquer um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário