sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

optar pelas fraquezas

“Mãe, existem erros...a pessoa sabe que são erros, mas ainda assim é como se ela fosse impulsionada a cometê-los. E então?”

Impulsionada pelo que? Ah, isto é exatamente o que acontece! É a natureza inferior, os instintos do subconsciente que governam você e o levam a fazer coisas que não deveria fazer.

Mas é uma escolha entre impor sua vontade ou aceitar a submissão. Há sempre um momento em que você pode fazer uma escolha...

E é uma escolha entre submeter-se às fraquezas e exercitar a vontade.  E se a vontade é clara, se está baseada na verdade, se realmente obedece à verdade e é clara, ela sempre tem o poder de recusar o movimento errado. É uma desculpa que você dá a si mesmo quando diz:”Eu não pude.” Não é verdade. É que realmente você não quis da maneira correta. Pois existe sempre a escolha entre dizer “sim” e dizer “não”. Mas a pessoa escolhe ser fraca e mais tarde dá a si mesma essa desculpa, dizendo: “Não é minha culpa; foi mais forte do que eu.”

É sua culpa se a coisa foi mais forte do que você. Porque você não é esse impulso, você é uma alma consciente e uma vontade inteligente, e seu dever é deixar que isto o governe e não os impulsos inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário