terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

os outros são um espelho

Quando alguma coisa numa pessoa parece-lhes completamente inaceitável ou ridícula – “O quê! Ela é assim, ela se comporta desse modo, diz coisas como estas, faz coisas assim” – vocês deveriam dizer a si mesmos: “Bem, bem, mas talvez eu faça a mesma coisa, sem estar consciente disso.

Fariam melhor se olhassem primeiro para dentro de si mesmos, antes de criticar, para ter certeza de que não estão fazendo a mesma coisa, ainda que de modo um pouco diferente.

Se vocês tiverem bom senso e inteligência para fazer isto cada vez que ficarem chocados com o comportamento de outra pessoa, perceberão que, na vida, suas relações com os outros são como um espelho que lhes é apresentado para que possam ver mais fácil e claramente as fraquezas que trazem dentro de si mesmos.


De modo geral e quase absoluto, as coisas que nos chocam em outras pessoas são exatamente aquelas que trazemos em nós mesmos,  de uma forma mais ou menos velada, mais ou menos aparente,  talvez com um aspecto ligeiramente diferente, que é o que acaba nos iludindo.

Aquilo que parece bastante inofensivo em nós, torna-se imediatamente monstruoso assim que o identificamos nos outros.

Observem tudo isto com um sorriso benevolente. Tomem todas as coisas que os irritam como uma lição para si mesmos e suas vida serão mais tranqüilas e também mais efetivas, pois uma grande porcentagem de sua energia é gasta na irritação que sentem quando não encontram nos outros a perfeição que gostariam de realizar em si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário