sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

seja bom pela importância de ser bom

Você não deve nutrir a ilusão de que se quiser seguir o caminho correto, se for humilde, se buscar a pureza, se for desprendido, se quiser levar uma existência solitária e ter um julgamento esclarecido, as coisas se tornarão fáceis...É exatamente o contrário! Quando você começa a avançar rumo à perfeição interna e externa, as dificuldades começam ao mesmo tempo.

Tenho ouvido freqüentemente as pessoas dizerem: ‘Oh! Agora que estou tentando ser bom, todos parecem ser maus para mim!” Mas isto é precisamente para ensiná-lo que não se deve ser bom movido pelo interesse, não se deve ser bom para que os outros sejam bons para você – você deve ser bom pela importância de ser bom.

É sempre a mesma lição: a pessoa deve agir tão bem quanto possa, fazer o melhor que puder, mas sem esperar um resultado, sem realizar a ação tendo em vista o resultado. Basta esta atitude, de esperar uma recompensa fácil – para anular todo o valor da boa ação.

Você deve ser bom por amor à bondade, ser justo por amor à justiça, seu puro por amor à pureza e desprendido por amor ao desprendimento; então você certamente avançará no caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário