domingo, 29 de maio de 2011

educação e liberdade

Vocês sabem que uma coisa importante aqui (no Ashram)  é que o princípio de educação seja um princípio de liberdade, e para colocá-lo de forma abreviada, a vida como um todo é organizada com o máximo possível de liberdade de movimento; isto é, as regras, regulamentos, restrições, são reduzidos absolutamente ao mínimo. Se vocês compararem isto com o modo pelo qual os pais normalmente educam seus filhos, com um constante “Não faça isto”, “Você não pode fazer isto”, “Faça isto”, “Vá e faça tal coisa”, e, como sabem, ordens e regras, há uma grande diferença.

Em escolas e colégios de toda parte existe um sem-número de regras infinitamente mais estritas do que as que temos aqui. Assim, como não lhes é imposta a condição absoluta de fazer progresso, vocês o fazem quando lhes agrada, e não o fazem quando não lhes agrada; e dessa forma vocês levam as coisas da maneira mais fácil possível. O progresso que você realizará, por sentir dentro de si a necessidade de realizá-lo, porque é um impulso que o faz avançar espontaneamente, e não por ser algo que lhe é imposto como uma regra – este progresso, do ponto de vista espiritual, é infinitamente superior.

Todos estes movimentos, do ponto de vista do crescimento espiritual interior, possuem um valor infinitamente maior do que quando são o resultado de uma regra externa.

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