sábado, 28 de maio de 2011

faça muitas coisas diferentes

“Doce Mãe, na escola não é possível abranger muitas matérias. Temos que nos especializar.”
Sim, sim! Eu ouvi isto, principalmente dos professores. Eu não concordo. E eu conheço isto muito bem, isto me tem sido repetido constantemente: se a pessoa quiser fazer qualquer coisa bem feita, ela deve especializar-se. É a mesma coisa para os esportes também. É a mesma coisa para tudo na vida. É dito e repetido, e há pessoas que podem prová-lo: para se fazer algo bem, é preciso especializar-se. Deve-se fazer isto e concentrar-se. Se você quiser ser um bom filósofo, deve aprender apenas filosofia, se quiser ser um bom jogador de tênis, deve jogar apenas tênis. Eu não penso dessa forma, é tudo o que posso dizer. Minha experiência é diferente. Acredito que existam faculdades gerais e que é muito mais importante adquirí-las do que especializar-se – a menos, é claro, que seja como o caso de M. e Mme. Curie, que queriam desenvolver uma determinada ciência, encontrar algo novo, então eles foram obrigados, naturalmente, a concentrar-se nessa ciência. Todavia, isto foi apenas até que tivessem feito a descoberta; uma vez realizada, nada os impediu de ampliarem suas mentes.

E quanto a mim, eu era repreendida o tempo todo por fazer muitas coisas diferentes! Descobri que isto tinha suas vantagens - precisamente aquelas vantagens de se ampliar, de tornar nossa mente e nossa compreensão flexíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário