domingo, 22 de maio de 2011

pensamentos desagradáveis

“Mãe, às vezes pensamentos desagradáveis surgem e nos perturbam. Como podemos nos livrar deles?”

Existem vários métodos. Geralmente – mas isto depende da pessoa – geralmente, o modo mais fácil é pensar em outra coisa. Ou seja, concentrar sua atenção em algo que não tenha nada a ver com aquele pensamento, que tenha nenhuma conexão com esse pensamento, como ler ou fazer algum trabalho – geralmente algo criativo, algum trabalho criativo. Por exemplo, aqueles que escrevem (um novelista), enquanto estão escrevendo, todos os outros pensamentos se foram, pois ele está concentrado no que está fazendo. Ao terminar de escreve, se não tiver nenhum controle, os outros pensamentos retornarão. Mas, é precisamente quando se é atacado por um pensamento, que se pode tentar realizar algum trabalho criativo; o cientista, por exemplo, poderia fazer algum trabalho de pesquisa, um estudo especial para descobrir algo, alguma coisa que seja muito interessante; este é o meio mais fácil.

Naturalmente, aqueles que começaram a controlar seus pensamentos podem fazer um movimento de rejeição, empurrar para fora o pensamento como se fosse um objeto físico. Mas isto é mais difícil e exige um domínio muito maior.

A primeira etapa é pensar em outra coisa (mas, dessa forma, como sabem, a coisa se repetirá indefinidamente); a segunda é lutar; e a terceira é transformar. Quando a pessoa alcançou a terceira etapa, ela não apenas está curada, mas realizou um progresso permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário