segunda-feira, 20 de junho de 2011

o dinheiro tem valor quando é gasto

É infinitamente mais difícil ser bom, ser sábio, inteligente e generoso, ser mais generoso, quando se é rico do que quando se é pobre. Conheci muitas pessoas em diversos países, e as mais generosas que encontrei em toda parte foram as mais pobres. Pois tão logo os bolsos fiquem cheios, a pessoa é tomada por uma espécie de doença, que é um sórdido apego ao dinheiro. Asseguro-lhes que isto é uma maldição.

Portanto a primeira coisa a fazer quando se tem dinheiro é dá-lo. Porém, como se diz que ele não deve ser dado sem discernimento, não o dê como aqueles que praticam filantropia, porque isto os enche com um sentimento de sua própria bondade e generosidade e de sua própria importância. Você deve agir de maneira sáttwica, ou seja, faça o melhor uso possível dele. E dessa maneira, cada um deve descobrir em sua consciência mais elevada qual pode ser o melhor uso do dinheiro que possui. Na verdade, o dinheiro não possui nenhum valor a menos que circule. Para cada um e para todos, o dinheiro só tem valor quando é usado..

A riqueza é uma força – já lhes disse isto uma vez – uma força da Natureza; e deveria ser um meio de circulação, um poder em movimento, como a água corrente é um poder em movimento.

Esta força deveria estar nas mãos daqueles que sabem como fazer o melhor uso possível dela, isto é, como disse no começo, pessoas que tenham abolido em si mesmas ou, de um modo ou de outro, eliminado todo desejo pessoal e todo apego.

Se, além disso, estas pessoas possuírem um conhecimento espiritual superior, então elas poderiam utilizar esta força para construir gradualmente na terra aquilo que será capaz de manifestar o Poder divino, a Força e Graça divinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário