quinta-feira, 23 de junho de 2011

tenha respeito pelas coisas


“Como devemos usar as coisas?”

Ah, isso é...Primeiramente, usar as coisas com a compreensão de sua verdadeira utilidade, o conhecimento de seu uso correto, com o máximo cuidado para que ela não se estrague e com o mínimo de desordem.

Vou lhes dar um exemplo: você possui uma tesoura. Há tesouras de todos os tipos, para cortar papel, para cortar fios...Assim sendo, se você tem a tesoura de que necessita, use-a para aquilo que ela serve. Todavia, conheço pessoas que têm uma tesoura e usam-na sem qualquer discernimento para cortar tudo, cortam fios de seda e tentam cortar arame com ela, ou então a usam como ferramenta para abrir latas, vejam vocês; seja o que for, se precisarem de um instrumento, pegam sua tesoura e utilizam-na. Assim, naturalmente, depois de pouco tempo vêm até mim novamente e dizem: “Oh, minha tesoura estragou, preciso de outra.” E ficam muito surpresas quando lhes digo: “Não, você não terá outra, porque estragou esta, usando-a mal.” Este é apenas um exemplo, eu poderia dar muitos outros.

Existe uma espécie de respeito pelo objeto que possuímos, que deve fazer com que o tratemos com muita consideração e tentemos preservá-lo por tanto tempo quanto possível, não por sermos apegados a ele ou desejá-lo, mas porque é algo que merece respeito por ter custado um grande esforço e trabalho produzi-lo, e assim deve ser considerado com o respeito devido ao trabalho e ao esforço dedicados a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário