sábado, 9 de julho de 2011

cerimônia religiosa

No mundo invisível é difícil encontrar seres que queiram ser adorados, exceto os do mundo vital. Estes, como já disse, ficam muito satisfeitos com isto. Pois isto lhes dá importância. Eles ficam inchados de orgulho e sentem-se muito felizes; e quando conseguem um rebanho de pessoas para adorá-los, ficam inteiramente satisfeitos.

Porém, se você considerar os seres realmente divinos, eles não dão nenhum valor a isto. Eles não gostam de ser adorados. Não, isto não lhes dá absolutamente nenhum prazer! Não pensem que eles ficam felizes, pois não possuem nenhum orgulho. É por causa do orgulho que o homem gosta de ser adorado; se um homem não possui nenhum orgulho ele não gosta de ser adorado; e se, por exemplo, eles (os seres divinos) vêem uma boa intenção, um sentimento nobre ou um movimento de desprendimento ou de entusiasmo, uma alegria, uma alegria espiritual, tais coisa têm para eles um valor infinitamente maior do que orações e atos de adoração e pujas (culto, rito religioso).

Asseguro-lhes que o que estou dizendo é muito sério: se você en-troniza um deus real e o obriga a permanecer ali enquanto realiza o pu-ja, talvez ele ache divertido vê-lo fazendo isto, mas isto certamente não dá a ele nenhuma satisfação. Absolutamente nenhuma. Ele se sente inchado de orgulho nem feliz nem glorificado por seu puja. Vocês devem eliminar essa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário