quarta-feira, 10 de agosto de 2011

nada é realizado até que tudo seja realizado


Na antiga tradição da Caldéia freqüentemente se dava aos noviços uma imagem quando eles recebiam o hábito branco; dizia-se a eles: “Não tente remover as manchas uma a uma, toda a veste deve ser purificada.” Não tente corrigir suas faltas uma a uma, superar suas fraquezas uma a uma, isto não o levará muito longe. Toda a consciência deve ser transformada, deve-se conseguir uma inversão da consciência, emergir do estado no qual se encontra para uma condição superior a partir da qual a pessoa domina todas as fraquezas que quer eliminar, e de onde tem uma visão completa do trabalho a ser realizado.

Creio que Sri Aurobindo disse isto: as coisas são de tal maneira que se pode dizer que nada é realizado até que tudo seja realizado. Um passo à frente não baste, é preciso uma total conversão.

Quantas vezes tenho ouvido pessoas que estiveram realizando um esforço, dizerem: “Eu tento, mas de que adianta tentar? Toda vez que acho ter conseguido alguma coisa, descubro que devo começar tudo de novo.” Isto acontece porque elas estão tentando seguir em frente ficando paradas, estão tentando progredir sem mudar suas consciência. É todo o ponto de vista que deve ser alterado, toda a consciência deve sair do trilho no qual se encontra para que possa elevar-se e ver as coisas do alto. Só assim as vitórias não serão transformadas em derrotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário