segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

infelicidade

Você se sente inquieto, muito miserável, desanimado, um pouco infeliz: ‘As coisas não estão muito agradáveis hoje. Elas estão do mesmo modo como estavam ontem; ontem elas estavam maravilhosas, hoje elas não estão agradáveis!”, por que?

Porque ontem você estava num estado mais ou menos perfeito de entrega e hoje não está mais.

Assim, o que era tão belo ontem já não é tão belo hoje. Essa alegria que você tinha em seu interior, essa confiança, essa convicção de que tudo correria bem e o grande trabalho seria realizado, essa certeza – tudo isto, entende, foi velado, foi substituído por uma espécie de dúvida e, sim, por um descontentamento: “As coisas não são belas, o mundo é horrível, as pessoas são desagradáveis.”

Chega a este ponto: “A comida não está boa, ontem estava excelente.” É a mesma, mas hoje não está boa! Este é o barômetro! Neste caso, pode acreditar que uma insinceridade entrou sorrateira em algum lugar. É muito fácil saber, você não precisa ser muito entendido, pois, como Sri Aurobindo disse no Elementos de Yoga: a pessoa sabe se é feliz ou infeliz, se está contente ou descontente, ela não precisa se perguntar, colocar-se questões complicadas para isto, ela sabe! Bem, é muito simples.

No momento em que você se sentir infeliz, pode escrever embaixo: “Eu não sou sincero!” Estas duas frases andam juntas: “EU ME SINTO INFELIZ.” – “EU NÃO SOU SINCERO!”

Agora, o que é que está errado? Então comece a observar e é fácil descobrir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário