sexta-feira, 4 de março de 2011

a brecha aberta pela vanglória

Em sua relação com os seres humanos, as forças hostis têm um prazer bastante perverso: testá-los. Por exemplo, se você não for extremamente forte e sincero, e disser a si mesmo:”Estou seguro de minha fé” – este é um exemplo entre muitos outros – imediatamente alguma coisa vai tentar abalar completamente a sua fé. Suponho que esta seja a sua diversão, o seu deleite.

Quantas vezes, quando alguém se vangloria...pode ser algo muito infantil...mas quando alguém se vangloria de algo: “Oh, estou certo disso, jamais cometerei tal erro”, eu vejo imediatamente uma formação hostil passando por ali e ela entra pela pequena brecha aberta pela vanglória. Ela entra, dessa forma, e penetra no interior; e então prepara tudo para que você faça exatamente o que não queria fazer. Mas isto é uma diversão, certamente não é para ajudá-lo a progredir. Porém, se você souber como lidar com a coisa, isto o ajudará progredir. Você diz: “Bem, da próxima vez não me vangloriarei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário