terça-feira, 26 de julho de 2011

agir somente sob o impulso divino

A solução é agir somente sob o impulso divino, falar apenas sob o impulso divino, comer apenas sob o impulso divino. Esta é a coisa difícil, porque, naturalmente, você imediatamente confunde o impulso divino com seus impulsos pessoais.

Suponho que esta era a idéia de todos os apóstolos da renúncia: eliminar tudo o que vem de fora ou de baixo, pois caso algo de cima se manifeste a pessoa estará em condições de recebê-lo. Mas, do ponto de vista coletivo, este processo poderia levar milhares de anos. Do ponto de vista individual, é possível; nesse caso, todavia, a pessoa deve manter intacta a aspiração de receber o verdadeiro impulso – não a aspiração pela “completa libertação”, mas a aspiração pela identificação ativa com o Supremo, isto é, querer apenas o que Ele quer, realizar apenas o que Ele quer: existir por Ele e n’Ele tão somente. Dessa maneira a pessoa pode tentar o método da renúncia, mas isto é para quem quer separar-se completamente dos outros. E neste caso, pode haver alguma integra-lidade? Isto me parece impossível.

Todas essas coisas são meios, estágio, degraus, mas...a verdadeira liberdade é estar livre de tudo – inclusive dos meios. – Quando você se reduz, se reduz, se reduz, você não tem medo de se perder – você se torna algo sólido e compacto. Porém, se você escolher o método de se ampliar – a maior ampliação possível – você não deve ter medo de se perder. É algo muito mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário